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A prestigiada revista de Lisboa "Illustração Portugueza" acompanhou os trabalhos de construção da Linha férrea, Guimarães a Fafe, e marcou presença o acto inaugural.
“Com
desusado brilho, foi inaugurada no dia 21de julho esta nova linha, situada
n’uma das regiões mais pittorescas e alcantiladas do Minho.
Pertence
este novo troço, de cerca de 22 kilometros, à Companhia do Caminho de ferro de
Guimarães e constitue o prolongamento natural da sua rede.
Sae
esta nova linha da estação de Guimarães agarrando-se ao magestoso monte da
Penha, encimado com a estatua de Pio IX e um pittoresco hotel, e, durante
quatro kilometros, sempre subindo, vae-nos mostrando soberbos panoramas que se
estendem desde a cidade de Guimarães até ás alturas do Sameiro.
Rodeado
um contraforte do monte da Penha, entra-se então no extensissimo valle de S.
Torquato.
É
deslumbrante o panorama que a vista alcança; admiram-se no fundo do valle, que
vamos percorrendo, os campos viçosos cercados pelas pittorescas arvores de
vinho, o vinho d’enforcado.
Ao
longe admira-se a massa imponente do sanctuario de S. Torquato, que todos os
annos dá origem a uma romaria das mais concorridas do Minho.
Ao
longe, no ultimo plano, meio esfumadas, mas imponentes, erguem-se as cumiadas
do Gerez.
Passamos
outro tunnel e entramos na estação de Paçô, situada no ponto mais alto do
traçado, a 150 metros de desnível da estação de Guimarães.
A
algumas centenas de metros fica situado o solar do sr. Conde de Paçô Vieira, em
privilegiada situação.
D’esse
ponto começa a linha a descer n’outro extenso e formoso valle, o de Fareja.
É
a secção mais difícil e trabalhosa do traçado. Em alguns kilometros
accumulam-se enormes trincheiras e aterros. Há n’essa secção pontos de vista
deslumbrantes, especialmente no logar do Sevello, em que foi modificado o
traçado primitivo, supprimindo-se um tunnel. Perde-se a vista desde as alturas
da Penha até às cumiadas de Lixa. Encontra-se a pequenina estação de Fareja
perdida na montanha e passados instantes atravessamos uma sólida ponte de pedra
situada sobre o pittoresco rio Sousa, que faria o enlevo dos pintores
paizagistas. Começa a ultima subida, mais suave, para Fafe, aonde chegamos
deixando á nossa direita a importante povoação de Cepães. Pouco antes de entrar
em Fafe outro extenso panorama se desenrola á vista, desde as immediações da
Póvoa de Lanhoso até Fafe.
Deve-se
a remoção das dificuldades da construção d’esta linha ao sr. Conde de Paçô
Vieira, quando ministro.
A
construção foi dirigida pelo sr. Engenheiro Francisco Ferreira de Lima, que
reviu o traçado supprimindo obras de arte importantes, como dois tunneis, e fazendo
importantes economias”.
Reprodução integral:
“Illustração Portugueza” nº 76 de 5 de Agosto de 1907
“Hemeroteca Digital”
Câmara Municipal de Lisboa
A ilustração
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Capa |
Aproveito para agradecer o excelente trabalho já desenvolvido pela Hemeroteca Digital da Câmara Municipal de Lisboa. convidando todos os leitores a visitar.
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