31 de janeiro de 2020

FESTA EM HONRA DE SÃO BRÁS MAIS DOCE



Em Santo Ovídio, vão chover rebuçados

Tem lugar, este domingo, 2 de Fevereiro, no lugar de Santo Ovídio, mais uma edição da centenária, e outrora famosa, festividade de São Brás, cuja imagem é venerada na Capela de Santo Ovídio desde, pelo menos, finais do século XIX.
O São Brás de Santo Ovídio é uma romaria muito antiga que, ao longo do tempo, foi decaindo.




Até finais do primeiro quartel do século XX, esta importante festividade atraía muitos fiéis vindos de todo o concelho de Fafe e de outras terras vizinhas.
Sendo uma festa religiosa dedicada ao Santo Mártir, protector dos males de garganta, durante muitas décadas manteve a curiosa tradição de lançar “brilhantes” entre outras brincadeiras carnavalescas, para gáudio da rapaziada.

O São Brás foi prenuncio do Carnaval que se aproximava…

Nos últimos anos, para além da celebração religiosa, o Santo foi festejado com vários Encontros de Cantadores de Reis, com a participação de um significativo número de grupos do concelho de Fafe e de outras paragens.





PELA PRIMEIRA VEZ OS REBUÇADOS DE SÃO BRÁS VÃO ADOCICAR A FESTA

Quis a Comissão responsável pela Festa de São Brás, introduzir a oferta dos “rebuçados de S. Brás”, conhecidos pelo seu efeito benéfico para o sistema respiratório, devido à sua composição de mentol.
Ao que parece, esta prática terá começado há cerca de uma década na festa de São Brás na Capela da Quinta do Gato, em Santa Joana, Aveiro.

No alto da Capela de Santo Ovídio, no próximo domingo, véspera do dia de São Brás, serão lançados os “Rebuçados de São Brás” em dois momentos: no final da Missa Solene marcada para as 10h15 e pouco antes da actuação do cantor Fábio Marcelo, pelas 14h30.
A Romaria de São Brás, em Santo Ovídio, termina, pelas 18h00, com uma sessão de fogo-de-artifício.




É quase sempre assim, há tradições que vão cedendo lugar a outras, que não são melhores ou piores… são distintas, e definem mudanças de mentalidades ao longo dos tempos, para uma memória colectiva que deve ser preservada.
Vamos então participar nesta antiga Romaria no emblemático lugar de Santo Ovídio, nas portas da cidade de Fafe.

PROGAMA


Sem comentários: