IN: Jornal "O POVO DE FAFE", 9 Julho 1913
Folheando jornais antigos de Fafe, deparei-me com a publicação de algumas receitas culinárias. Logo pensei, isto é património gastronómico, uma memória no mínimo curiosa dos hábitos alimentares de outros tempos. Alguns cogitarão que estou a esticar-me demasiado com o património. Respeito as opiniões, mas não ligo muito a este tipo de reparos. Para mim tudo que contribua para o resgate da nossa memória colectiva tem grande valor, mesmo que seja um pormenor. Acredito que, numa altura em que já perdemos tantas memórias, tudo é importante para um melhor conhecimento da cultura dos nossos antepassados.
Vou até mais longe; seria interessante recuperar esta gastronomia centenária e, porque não, organizar um festival desafiando a restauração cá da urbe?
De uma coisa o caro leitor pode ter certeza, na primeira oportunidade vou confecionar algumas destas receitas, que vou aqui publicar esporadicamente.
“Bacalhau Enfolado” parece-me bem para começar! E poderá até arrepiar caminho para a tal confraria da Vitela à moda de Fafe, que tarda em chegar.

Sem comentários:
Enviar um comentário