No seguimento do restauro do moinho de vento e da instalação do Museu do Moinho e do Povo de Aboim, a Junta de Freguesia local vai agora criar um Centro Interpretativo no espaço da escola “primária”, entretanto desactivada.
Esta iniciativa integra-se no projecto “Aboim Património da Montanha e do Centeio”.
O Centro preconizado será sobretudo vocacionado para o público mais jovem e ficará equipado com um “Teatrinho Mágico” que dará oportunidade às crianças de serem actores, em redor da História do moinho eólico.
O projecto já foi aprovado pelo Proder que financiará a obra em cerca de 60%, as restantes verbas serão suportadas pelo Município de Fafe, sendo que o custo total do empreendimento rondará os 105.000 Euros.
“Recuperámos o moinho, fizemos o Museu e agora este será o complemento final para atrair mais gente a Aboim, principalmente de escolas”, referiu António Novais, Presidente da Junta de Freguesia de Aboim, que acredita poder inaugurar o novo espaço em Março do próximo ano.
Esta forte aposta no Património e na Cultura, associada aos percursos pedestres, tem conseguido integrar aquela belíssima freguesia nos roteiros turístico/culturais do Noroeste português. Aboim é cada vez mais conhecida e consequentemente visitada por milhares de forasteiros que todos os anos usufruem dos encantos daquele edílico rincão do nosso concelho.
António Novais e a sua equipa, fez uma boa aposta. Uma freguesia esquecida emergiu do anonimato e é na actualidade um dos pontos mais visitados do Concelho de Fafe.

Sem comentários:
Enviar um comentário